I Ciclo de Palestras de Prevenção do Suicídio

21/05/2012 12:00

O suicídio é uma realidade e mito mundial, responsável por cerca de um milhão de mortes anuais (quase metade das mortes violentas em todo o mundo), considerado um problema de saúde pública, mas pouco valorizado e discutido fora do ambiente de especialistas, por exigir o conhecimento que poucos têm.

Um homem cometeu suicídio na última sexta-feira, dia 20 de abril, no HUWC.

O PRAVIDA acredita que o que aconteceu deixou todos os que tiveram conhecimento disso transtornados, sem saber o que fazer ou sem saber se poderiam ter feito algo como profissionais ou estudantes de saúde para tentar evitar o ocorrido. A prevenção ao suicídio é possível, e é necessário que todos os profissionais de saúde saibam identificar os sinais de alerta de que uma pessoa está sob risco de suicídio.

Diante disso, o PRAVIDA (Projeto de Apoio à Vida), oferecerá o I Ciclo de Palestras de Prevenção do Suicídio, com a palestra “SUICÍDIO: COMO PROCEDER?”, ministrada pelo PROF. DR. FÁBIO GOMES DE MATOS E SOUZA, que acontecerá no dia 21 DE MAIO, SEGUNDA-FEIRA, DAS 12:00 ÀS 14:00, NA SALA C DA BIBLIOTECA - Centro de Ciências e Saúde – FAMED - UFC.

Lembrem-se: A melhor preparação de profissionais para lidar com a situação resultará em tratamentos mais eficazes e, portanto, diminuição da morbidade (ideação suicida e tentativa de suicídio) e mortalidade do suicídio. A disseminação mais ampla do assunto, para que haja conscientização, é crucial para a efetividade dos programas de prevenção!

Esperamos a presença de todos!

Agradecemos desde já sua atenção,

PRAVIDA – Projeto de Apoio à Vida